2008-04-27

A Wiki e a Google Sabedoria

A sabedoria contida na Wikipédia é muito vasta, de muito fácil acesso e de muito boa qualidade. Já teve os seus percalços, mas vários estudos mostraram a sua boa qualidade geral e capacidade de se autocorrigir. É um instrumento que não seria possível sem a internet e demonstra a enorme curiosidade e o gosto da partilha da descoberta de uma grande quantidade de seres humanos.

A existência do Google é outro dos poderosos pilares actuais do conhecimento.

Com estas duas ferramentas os blogues podem ficar mais leves pois o autor sabe que qualquer dúvida levantada pela referência a algum nome, entidade ou lugar pode facilmente ser esclarecida usando aquelas ferramemntas.

Embora poupem muito tempo facilitam a divagação, mas isso também acontece na procura de informação nas enciclopédias, onde vezes sem conta tenho encontrado temas interessantes nas páginas onde ainda não está a palavra que procuro.

Sobre a Hagia Sophia gostaria ainda de comentar que a cúpula é tão ousada que caiu várias vezes após terramotos, tendo sido usada uma espécie de pedra-pomes numa das reconstruções, que foi objecto de inúmeras intervenções de consolidação e manutenção da estrutura ao longo dos séculos e ainda em 2003, data das fotos. Neste site tem umas fotografias bonitas dos mosaicos e da delicadeza das operações de restauro: para aceder a alguns mosaicos, cobertos com gesso, seria necessário destruir arte islâmica de grande qualidade.

Surpreende-me o nome de pendentes usado para designar os suportes da cúpula, parece que as pessoas acham que a cúpula está agarrada ao céu e dela pendem os pendentes! As figuras aladas existentes nos pendentes deverão ser anjos que curiosamente não têm cabeça. Aos anjos aparentemente não era só o sexo que faltava.


Ainda na Wikipédia foi buscar esta imagem onde está escrito o nome de Allah, da direita para a esquerda. Consigo reconhecer esta palavra nos medalhões de fundo preto e letras douradas que se vêem nas fotos do interior da Hagia Sophia do post anterior.

A procura da elegância caligráfica talvez torne mais difícil o reconhecimento de padrões para um iletrado em árabe como eu.

Sem comentários: