2008-05-18

Mais canapés

Só há relativamente pouco tempo os seres humanos se defrontaram, nalgumas sociedades do planeta, com a abundância permanente de comida. Por isso o nosso organismo, que desenvolveu a sensação de fome para nos alertar que precisamos de comer, ainda não desenvolveu tão bem um alarme equivalente para pararmos de comer. Se nas situações raras em que havia abundância de comida comêssemos um pouco mais do que o necessário não nos viria grande mal pois nos dias seguintes enfrentaríamos com grande probabilidade situações de escassez. Deve ser por isso que a sensação de enfartamento não é tão imperativa como a fome e nos ajuda pouco a evitar o excesso de peso

Se não se gosta de fazer muito exercício, uma das possibilidades para manter o peso é comer menos e claro comer melhor. Como já ouvi muitas teorias sobre nutrição não garanto que os canapés que a seguir apresento sejam equilibrados. São simples de fazer e têm alguma variedade sem colocar problemas logísticos.

Nesta primeira imagem tem uma sanduíche de carne frias com alface, cortada em 4 triângulos, uma fatia de pão de forma com pâté, cortada em 4 quadrados, 2 com alface e 2 sem, e outra fatia com requeijão, também cortada em 4 quadrados dos quais um é simples, o outro tem meio tomate cereja e os 2 restantes têm um pouco de pimenta preta moída.





Na imagem ao lado temos um conjunto de canapés com salmão com uma alcaparra cada e com alface cortada em tiras finas. Além dumas gotinhas de limão tenho posto em cada quadradinho uma ou duas gotas de um licor de limão que tinha comprado em Itália, em Sorrento, depois duma visita à deslumbrante costa Amalfitana.

Nos pratos em baixo temos recombinações, no da esquerda há requeijão simples e com pimenta, pâté, salmão com alcaparras ou com agrião frisado, designado também "cresson" ou "water cress", que plantei numa caixinha de plástico como fazem os dinamarqueses. No prato da direita tem queijo de cabra com tomate cereja, pâté de atum com rodela de pepino, pâté au poivre vert e queijo da ilha.



Os pratos com uma banda amarela e fita azul ou com uma banda azul e fita amarela (do post anterior) fazem parte de serviços a que chamaram Garbo e Bogart. Só nessa altura reparei que estes dois actores famosos têm nomes com as sílabas trocadas, como as cores destes pratos.

Sem comentários: