2008-05-15

Verner Panton

Sempre que vou a Copenhaga faço várias visitas à loja Illums Bolighus, situada na Stroget, a "rua do comércio" da cidade. A foto a seguir mostra o aspecto geral do "hall" principal da loja:



Este visual, que existe pelo menos desde os anos 70 do século passado, é muito animado pelas escadas rolantes. Na loja vendem-se "artigos para o lar", com uma muito boa representação do design dinamarquês, como seria de esperar.


Foi nesta loja que encontrei o Dodecaedro de Vidro que mostro aqui ao lado. Existia em três tamanhos tendo eu optado pelo mais pequeno, com um "diâmetro" de cerca de 10 cm. Não vinha com livro de instruções pelo que não tenho a certeza que tivesse sido pensado para jarra de flores, como acabei por utilizar.

As letras no fundo do objecto dizem "design by verner panton" e "unique interieur copenhagen" pelo que fui ver no Google quem seria Verner Panton.




Trata-se de um importante designer dinamarquês que viveu de 1926 a 1998 e que se distinguiu nos anos 60.

Não encontrei referências a este dodecaedro que conquanto interessante não terá sido uma obra maior. Os candeeiros com discos brancos translúcidos também foram muito populares na sua época. Lembro-me dum candeeiro gigantesco usando estes discos no hotel Alvor, no Algarve.

Julgo que a sua obra mais conhecida é esta cadeira, construída integralmente a partir de uma superfície única, sem quaisquer articulações nem descontinuidades.


Sem comentários: