2008-06-15

A biblioteca Piccolomini


Os leitores mais atentos terão reparado que na imagem do post anterior está uma coluna encimada por dois brasões em que no da direita parecem estar as cinco quinas. Não só parecem como estão mesmo, a pintura é a parte superior de um quadro que mostro na sua totalidade aqui ao lado.

O tema do fresco é o casamento de Frederico III, imperador da Alemanha, de 37 anos, com a infanta Leonor de Portugal de 18 anos, filha do rei D.Duarte e de sua esposa D.Leonor de Aragão.

O casamento ocorreu em 1452, mesmo ano em que Frederico III foi sagrado imperador e o oficiante do casamento é Eneias Sílvio Piccolomini (o futuro Papa Pio II).

Nas duas entradas da wikipedia atrás referidas se afirma que o dote substancial da infanta portuguesa ajudou muito o reequilíbrio das finanças do imperador alemão.

Este fresco está na biblioteca Piccolomini, na catedral de Siena, biblioteca que foi recoberta de frescos evocando vários episódios da vida do papa Pio II (que foi papa de 1458 a 1464).

Num livrinho para turistas visitantes da catedral informa que a biblioteca foi mandada construir por outro Piccolomini, cardeal e arcebispo de Siena, sobrinho de Pio II, na última década do século XV. Os frescos foram adjudicados num contrato datado de 1502, entre o cardeal referido e o pintor Pintoricchio, um discípulo de Perugino, que parece ter participado nalgumas obras deste no Vaticano, nomeadamente na Capela Sistina.

O contrato especificava que a totalidade dos rostos teria que ser executada por Pintoricchio, uma vez que era comum as partes de menor responsabilidade, como por exemplo as árvores de que tanto gosto, serem executadas por aprendizes que trabalhavam para o pintor principal.

Quando se fotografa um motivo plano, como um grande fresco, com a máquina fotográfica num plano não paralelo ao do motivo, os rectângulos ficam com a forma de trapézios, introduzindo distorções nas imagens. Ultimamente tenho feito correcções com um programa editor de imagens distorcendo a imagem de forma a reconstituir a forma rectangular original. A imagem anterior foi objecto duma correcção desse tipo.
A seguir mostro a fotografia original que ilustra um pouco mais o contexto do fresco, vendo-se na legenda a palavra "LVSITANORVM".



Terão reparado que 1452, o ano do casamento aqui mostrado, foi um ano antes da queda de Constantinopla, em 1453. O papa Pio II tentou montar uma cruzada contra os turcos mas sem nenhum sucesso. Uma das cenas seguintes alude a uma partida de tropas que foi um grande flop.



Na foto seguinte volto a mostrar o fresco do casamento mas aqui já mais para mostrar a alegria de cores do ambiente:



E finalmente o céu também deslumbrante:


Sem comentários: