2008-07-09

Reconhecimento de padrões


Este tema é tão vasto que quase me embaraço de o tratar aqui de forma tão ligeira. A nossa capacidade para reconhecer padrões é uma das qualidades que nos distingue com facilidade dos computadores e respectivo software actual.

Não sei por quanto tempo esta dificuldade vai continuar mas é um bocado surpreendente que a “Verificação de palavras” (mostrada na imagem aqui ao lado) usada, por exemplo, pelo Blogger e pelo Haloscan para evitar “spam” nas caixas de comentários, isto é, comentários colocados por programas em vez de ser humanos, seja tão difícil para programas e tão fácil para os seres humanos.

Já o reconhecimento da invariância da forma nas múltiplas variantes do ideograma chinês para “preto” mostradas nesta outra imagem do livro Metamagical Themas de Douglas R. Hofstadter me parece verdadeiramente maravilhosa, tanto mais que diz respeito a uma forma que não é familiar a um ocidental.



Para os leitores não ficarem a pensar que não tirei nenhuma foto ao casario de Macau deixo aqui esta, tirada num hotel no centro da cidade. Com a velocidade com que tudo se transforma em Macau duvido que subsista alguma parte significativa do que fotografei no algo longínquo ano de 1990.


O principal padrão que reconheço aqui é uma certa anarquia, gosto em que por vezes há alguma convergência entre portugueses e chineses.

Já nesta outra foto do pequeno jardim de Lou Lim Ioc reconhecem-se os caminhos tortuosos pelo meio dos nenúfares.

Sem comentários: