2008-09-24

Amrita Sher-Gil (1913-1941)

A propósito de diversidade gostei de uma destas 3 imagens que me enviaram num e-mail, no meio de um ficheiro Power-point com outros quadros. Surpreendeu-me que tivesse sido feito por uma indiana e fui à procura de mais imagens da pintora Amrita Sher-Gil e da sua biografia.

Nessa busca descobri mais duas versões do mesmo quadro, que apresento a seguir:








Eu diria que neste caso parece haver diversidade a mais na apresentação de um mesmo quadro embora o problema seja conhecido: é frequente os posters (ou as reproduções em livros de arte) terem variações grandes das cores em relação ao original e já me tem acontecido ficar um pouco decepcionado pelo original por me ter afeiçoado às cores de uma reprodução.

O mesmo me acontecia quando pedia mais cópias de uma fotografia em papel, sendo raro que as cópias viessem com tonalidade de cor, brilho e ou contraste idênticos à primeira cópia. Aos poucos fui abandonando a ideia de uma reprodução exacta da realidade. Na verdade, como a imagem é muito influenciada pela luz existente, é praticamente impossível, ainda por cima utilizando material fotográfico amador, obter a tal imagem "exacta".

Neste caso específico de reprodução de um quadro a luz usada para o fotografar deveria ser oo mais possível idêntica à usada para o pintar. Acho que a versão da esquerda tem azuis a menos, o do meio perde detalhe, nomeadamente no dragão, parecendo-me que o da direita é o que reproduz mais fielmente o quadro.

Apresento a imagem preferida um pouco maior aqui em baixo. O enquadramento desta imagem corta uma parte do quadro mas tenho vindo a sentir ultimamente que tenho o "direito" de seleccionar uma parte de uma imagem, quer para destacar um pormenor quer para obter um formato mais conveniente. Neste caso não tive possibilidade de escolha em relação ao enquadramento, era o que havia.


Sem comentários: