2008-09-14

Les chemins de la mémoire

Plagiei no título deste post o título do blogue "Os caminhos da memória"

O Jornal Pilote fez um pouco de humor antes das eleições legislativas francesas de 1973. A esquerda conseguiu concorrer em conjunto pelo que havia alguma espectativa quanto ao resultado. O humor consistia em fornecer várias capas alternativas para a revista, de forma que após as eleições se pudesse seleccionar uma que estivesse em consonância com o vencedor.

As 4 imagens que apresento podem ser vistas com maior definição, ficando as letras mais pequenas facilmente legíveis.

A capa principal tinha mãos de operários e de camponeses (e de soldados...) e a palavra de ordem "Ça Suffit!". Ainda hoje o PCP usa muito a palavra "Basta!", fazendo pensar que há muito tempo que estão à defensiva.

Concorria também o centrista Jean Jacques Servan-Schreiber, autor do livro "Le Défi Américain", que usava a revista "L'Express" como suporte à sua carreira política que acabou por não ter grande sucesso. Daí a adaptação de uma das capas ao grafismo da revista "L'Express".

Acabou por ganhar a direita (UDR- Union des Démocrates pour la République), a que tem uma cruz de Lorena no fim da auto-estrada. "Evolução na Continuidade" era também o mote do Prof. Marcelo Caetano.


As eleições de agora não suscitam tanta emoção. Isso não é necessariamente mau mas claro que é mais monótono.













Na altura havia em França uma grande falta de proporcionalidade entre os votos expressos e os deputados eleitos porque os círculos eram uninominais mas enquanto 10000 "rurais" podiam eleger um deputado, nas cidades eram precisos, por exemplo, 60000. Os círculos rurais votavam tendencialmente à direita enquanto os urbanos à esquerda. Quando a esquerda conseguiu vencer este obstáculo definiu círculos mais proporcionais à população.

Acabei por ir procurar na net o que se passou: neste sítio informa sobre a 5ª Assembleia Nacional francesa da V República cuja eleição decorreu entre 4 e 11 de Março de 1973.

Sem comentários: