2008-09-25

Winslow Homer


A propósito da maior liberdade que sinto para seleccionar uma parte de um quadro, embora mantendo respeito pela obra e mostrando primeiro uma versão com menos definição da sua totalidade, seleccionei este quadro, "Dinner Horn", que vi na National Gallery em Washington.


O quadro foi pintado em 1870 pelo Winslow Homer, um pintor americano famoso do século XIX.


Gostei imenso da figura da rapariga, da luz, do vento, do ar desembaraçado. Está a tocar a corneta para o jantar.






Segundo a Wikipedia este pintor foi um autodidacta, situação em que me tenho encontrado com grande frequência, não sei se por falta de paciência para ouvir os professores, se por escassez destes nas áreas específicas a que me tenho dedicado.

Estava a pensar dizer que também fui autodidacta na construção deste blogue mas lembrei-me a tempo dos exemplos que me forneceram os blogues que constam da minha lista e que me deram muitas ideias sobre o que poderia ser o meu blogue.

Não são frequentes em Portugal as referências a este pintor. No blogue "Hole Horror", em que as imagens ocupam um pouco menos de espaço que aqui e os textos um pouco mais, tinha um quadro do Winslow Homer neste post.

2 comentários:

Helena Araújo disse...

Imagino (isto é mera conjectura) que na época do impressionismo houvesse muitos autodidactas porque se estava a inventar uma nova forma de expressão fora da escola oficial.

jcd disse...

Descobri hoje este blogue por causa da referência que faz neste post ao Hole Horror. é Um blogue cuidado e muito bonito. Parabéns.
Joana