2008-10-21

Esgotei as imagens do túmulo da Nofretari




Começo por agradecer ao Lutz o prémio Dardos que gentilmente me atribuiu aqui.

Estas cadeias de prémios são simpáticas mas partilham com os esquemas da pirâmide o problema da expansão exponencial: a certa altura esgotam-se os potenciais contemplados.

No meu caso, os blogs que eu contemplaria encontram-se na minha pequena lista de blogs e quase todos já foram contemplados pelo Lutz pelo que me dispenso de o fazer aqui.



Para sossego dos visitantes deste blogue quero informar que esgotei as imagens a cores do catálogo da exposição na Gulbenkian (em 1979) sobre a Nofretari pelo que este é o último post sobre o tema.

Não resisti a apresentar mais estas 3 imagens porque considero-as todas de uma grande beleza e não fui capaz de seleccionar uma em detrimento das outras.

Aqui ao lado temos o deus Osíris com os símbolos do poder real, coroas do alto e do baixo Egipto e uns ceptros.

Na figura seguinte vemos a Nofretari a fazer umas oferendas à deusa Isis confirmando assim que, quer os seres mortais quer os deuses, sempre gostaram de almoços grátis.

A última imagem tem a Nofretari mais o deus Hórus, que fica muito bem com a sua cabeça de falcão.






Sem comentários: