2008-10-02

Espirais dos Girassóis - 2

Na realidade desenhar as espirais, usando a mesma folha excel em que se calculam as coordenadas de acordo com a fórmula de Helmut Vogel referida no post anterior, até não é muito difícil.










Cada ponto desta nuvem de 200 pontos tem um número de ordem, que aparece na fórmula. Começando no ponto 200 e subtraindo 34 de cada vez até chegar a um número menor ou igual a 34 obtém-se (o conjunto de pontos que constitui) a primeira espiral. Começa-se a segunda espiral tirando uma unidade a 200 e repetindo a subtracção de 34. As últimas 3 ou 4 espirais têm menos um ponto do que as primeiras. Fazendo copy and paste da 2ª espiral, deixando um espaço em branco entre cada rectângulo de valores e repetindo esta operação 33 vezes, o que ainda cabe dentro da minha paciência, obtém-se com uma série única (no sentido de "Chart series") toda uma família de espirais.

Fazendo uma coisa parecida para a família de 21 espirais, fica-se com o boneco da esquerda, de 200 pontos com 21 e 34 espirais.

Na imagem da esquerda mostro os mesmos 200 pontos unidos pelas 13 espirais que eram óbvias na nuvem de 100 pontos e que continuam a existir na nuvem de 200 pontos.

Isto mostra que à medida que aumenta o número de pontos da nuvem começam a ser visíveis um maior número de espirais. Faço notar que, por exemplo, as 34 espirais visíveis na nuvem de 200 pontos são praticamente invisíveis na nuvem de 100 pontos pois neste caso cada uma delas tem apenas 3 pontos.

Sem comentários: