2009-01-23

Auréola (s)




Em Setembro de 2004 visitei esta igreja que fiquei aqui a saber ser a igreja paroquial de Bled, na Eslovénia. A igreja está numa encosta e no topo do maciço rochoso encontra-se o forte que domina o lago e que aparece nesta imagem num segundo plano.


A igreja é católica, foi construída no estilo neo-gótico em 1905 no mesmo sítio de uma igreja gótica datada do século XV.



De vez em quando interrogo-me porque não temos mais igrejas góticas em Portugal, em Lisboa compreende-se por causa do terramoto, mas no Porto poderia haver mais.



O interior da igreja está muito bem arranjado, como se pode ver na imagem a seguir, e o tecto pintado fez-me lembrar uma igreja que visitei em Budapeste. Eslovénia e Hungria faziam parte do império Austro-Húngaro e havia certamente partilha de valores culturais.




Existem alguns frescos de que gostei e que foram pintados por Slavko Pengov entre 1932 e 1937.

Nestes tempos em que aparecem imagens do Barack Obama com um halo luminoso à volta da cabeça lembrei-me de destacar estas auréolas douradas, que julgo serem tributárias da pintura bizantina, cuja influência parece permanecer nesta terra.

Apresento assim com maior detalhe a parte da última ceia do fresco do lado esquerdo




em que o Judas, que está a sair da última ceia, é o único que não tem direito à auréola, na sua qualidade de não santo.

Parece-me que o pintor, ao adoptar uma posição mais naturalista dos participantes da ceia, arranjou um problema para os que estão de costas que acabam por ficar com um prato dourado em frente dos olhos, como se vê neste detalhe aqui em baixo.


1 comentário:

Helena Araújo disse...

E eu a pensar que ia pôr a foto do Obama com auréola - caí que nem uma patinha!

Será que não há mais igrejas góticas no norte porque a pedra do norte (o granito) é mais difícil de trabalhar?
Ou será que o centro cultural do país nessa altura se estava a deslocar para o sul?
Não havia muito dinheiro. Fez-se a Batalha, depois abandonou-se este e foi-se aos Jerónimos.

Apenas hipóteses. Pouco sei do que aconteceu no país nessa época.