2009-07-12

Shiva

Todas as civilizações têm as suas figuras míticas e em tempos pensei que seria bom que toda a gente conhecesse os mitos de todas as outras sociedades, para facilitar o entendimento mútuo.

Agora já não tenho tanta certeza, dada a imensidade da tarefa. Talvez o melhor seja cada sociedade estudar melhor os seus e estudar os mitos dos outros em alturas de maior interacção.

Esta estátua de metal de Siva como Nataraja (Nata= dançarino, Raja= rei), que trouxe da Índia, teve o seu modelo original construído antes do século X.




As 3 divindades hindus mais importantes são Brama, o criador, Vixnu, o que preserva e Siva, o que destrói. Trata-se duma destruição que cria condições para uma nova criação, sendo assim uma destruição criadora. Estas divindades correspondem ao ciclo de nascimento, vida e morte.

A presença de 4 braços indica que se trata de alguém mais poderoso do que o comum dos mortais. Está a dançar sobre o que dizem ser um demónio que por vezes se diz representar a ignorância. O círculo de línguas de fogo evoca o poder destruidor. Gosto da representação do cabelo esvoaçante e do movimento da figura, de grande elegância mesmo com os 4 braços.

Não percebo porque se liga a dança a um poder destruidor, nem porque o dançarino precisa de espezinhar um demónio.

1 comentário:

abrunho disse...

eu tenho exatamente a mesma estatueta!