2009-12-11

Xian ( 西安 )

Quando cheguei a Xian constatei que o nome da cidade tinha um dos muito poucos ideogramas chineses que conheço, neste caso o An (安) que significa paz como substantivo e pacífico, calmo , tranquilo, seguro, etc, como adjectivo. Como Xi (西) significa Oeste, poderíamos dizer que Xian se poderia traduzir como "Ocidente tranquilo". Tendo sido capital do império é natural que, pelo menos nessa altura, fosse um sítio seguro.

Na imagem da torre de sinos do último post vê-se ao fundo esta outra torre, a torre de tambores da Xian. Construída pela primeira vez em 1380 (quando por cá estávamos quase a entrar na crise de 1383-1385), destinava-se a marcar o tempo e a dar toques de aviso de variados eventos, aparentemente como os sinos das igrejas mas sem as igrejas. Os tambores são visíveis na foto que tirei no início da noite:


Ao pé destas torres havia uma passagem subterrânea para peões de limpeza imaculada, que me pareceu confirmar o já longo caminho percorrido pela China no seu desenvolvimento:


Claro que em todas as cidades e países há uns lugares piores e outros melhores, mas nalguns países apenas se conseguem manter bem alguns espaços privados e/ou onde passam muitos turistas. Aqui pareceu-me tratar-se de um espaço urbano público muito bem cuidado sem grande utilização turística, dada a ausência de avisos em inglês.

Sem comentários: