2010-01-21

Nichos

Ainda no mesmo templo de Xian, que julgo ser o Grande Templo da Graça Materna, estava esta estátua do Buda, com cabelo azul, rodeado de uma figura mais jovem e de outra mais idosa. Fui ver porque teria o cabelo de cor azul e vi na net que a tradição conta que o Buda teria o cabelo azulado, pelo que nalgumas regiões é representado com cabelo desta cor. Faço a conjectura que teria um cabelo muito preto e brilhante, o que pode dar reflexos azulados mas nunca do tom da imagem. Mas acaba por ser uma forma prática de identificar as estátuas, neste conjunto a do cabelo azul é o Buda, em conjuntos ocidentais o que tem a chave é o S.Pedro, o que tem asas nos pés é o Hermes ou Mercúrio.



Acho curiosa alguma partilha nas posições de mãos para a meditação/oração no oriente e no ocidente, bem como o uso comum de uma aura, ou auréola à volta da cabeça das pessoas de boa vontade.

Chamou-me também a atenção a presença de todos aqueles nichos no alto da parede ao fundo, cada um com uma pequena estátua do Buda. Referem aqui que na Tailândia estes nichos com Budas estão associados a donativos para o templo.

Estes nichos lembraram-me outros que vi numa igreja em Nápoles, na Itália, e que mostro aqui ao lado.

Penso que estavam numa das paredes de um dos vários altares laterais da igreja.

Surpreendeu-me quer a grande quantidade de nichos e neste caso de santos associados, quer o formato dos nichos que faz lembrar de forma irresistível os camarotes dos teatros, neste caso provavelmente o de S. Carlos, em Nápoles, a mais antiga casa de ópera na Europa, certamente origem do nome do teatro de S. Carlos em Lisboa.

Tinha tirado outras fotos desta igreja, provavelmente recomendada no guia do Lonely Planet, e numa das fotos aparecia uma imagem que me lembrou uma referência a um santo recente que tinha tido a profissão de médico.

Googlando (doctor saint naples) apareceu-me logo uma referência ao Saint Joseph Moscati da igreja “Il Gesú Nuovo”.

Já quase que não vale a pela tomar nota do que se vê nas viagens...

Sem comentários: