2010-04-18

Alinhamentos indiscretos

Já não me lembro quando contactei com o conceito de intersecção de alinhamentos para definir um local, se foi no mar para referenciar um local debaixo de água, onde estaria algo submerso, se foi num livro, como forma de localizar um tesouro.

Numa paisagem citadina não existe grande utilidade para este conceito mas, com a disponibilidade do Google Earth, apareceu uma aplicação relativamente simples de localizar o ponto de tomada de uma foto, a partir dos alinhamentos que surgem numa fotografia.

Por exemplo na foto do post anterior marquei duas linhas


que correspondem às rectas que tracei no Google Earth e que mostro aqui


e com mais detalhe aqui:


Admito ter feito um pouco de batota, pois neste caso eu sabia de onde tinha tirado a fotografia e o cruzamento das duas rectas, formando desta vez um ângulo muito agudo, define mal a intersecção.

Mas é agora por vezes fácil identificar o local de onde se tirou uma fotografia, usando apenas esta e os mapas do Google Earth.

Adenda: espero que os leitores não sintam enjoo, com a linha do horizonte fazendo um ângulo tão grande com a horizontal. Tinha a máquina há pouco tempo e não conseguia prestar atenção a tudo. E não me apeteceu corrigir com pós-processamento porque as imagens perdem normalmente um pouco da nitidez.

Sem comentários: