2010-04-17

Praia da Rocha, Setembro de 1974

Passei noutro dia por uma imagem da Praia da Rocha, que presumo tirada do hotel Júpiter, que me fez "desenterrar" umas imagens antigas que tenho dessa praia.

Estava-me a estrear na fotografia com uma recém-adquirida Olympus OM-1, com uma objectiva de 50mm. Na altura julgava que iria comprar mais lentes mas o meu horror a pesos levou-me a manter apenas essa objectiva.

Tratam-se de slides que digitalizei há alguns anos e que ficaram assim muito mais acessíveis.

Esta primeira imagem tem em primeiro plano do lado esquerdo a vivenda modernista do pai do José Manuel Tengarrinha, cuja privacidade foi destruída pelos prédios que ergueram na sua vizinhança, os edifícios MiraMar e MiraRocha e o hotel Júpiter. Do lado direito estão uns tantos carros no parque do hotel Belavista, datando a fotografia. Os carros dão muitas vezes ideia de quando a fotografia foi tirada, é impressionante como os modelos estão sempre a mudar.




Esta imagem foi tirada do terraço da cobertura do edifício MiraRocha, nota-se que a praia tinha muito menos gente:




Ainda do mesmo terraço mas a vista para Monchique, então completamente desimpedida, com um espaço se construções apreciável entre a Praia da Rocha e Portimão, agora há aqui uma "muralha de prédios" que tapa quase tudo.

3 comentários:

Anónimo disse...

O mais imptressionante é a quantidade de construções que foram feitas até aos dias de hoje.
Construiu-se muito no Algarve e deixou-se a qualidade para um plano muito afastado.Poucas areas verdes e muito menos lugares de estacionamento.

Anónimo disse...

A ultima imagem fez-me voltar atras no tempo, o que aconteceu a minha Praia da Rocha! Gostava de encontrar mais fotos desta altura, quando eu +/- 10 anos

UK

jj.amarante disse...

Anónimo do UK, se colocar "Praia da Rocha" no canto superior esquerdo e carregar no ícone da lupa ao lado verá mais fotos da Pª da Rocha, algumas bastante antigas