2010-06-28

Atmosfera protectora

Uma pessoa está rodeada de tantas novidades que por vezes elas passam despercebidas. Uma aplicação relativamente recente é o uso de “atmosferas protectoras” para retardar a deterioração de produtos perecíveis como, por exemplo, saladas e fruta descascada. Um dos métodos é aumentar a percentagem de azoto e reduzir a de oxigénio. É dessa forma que se consegue manter fruta descascada dentro de um recipiente sem que ela oxide, mantendo o aspecto fresco.

Outra aplicação da atmosfera protectora é nas sanduíches, possibilitando a manutenção da frescura do recheio durante mais do que um dia. Andando um bocado farto do pão com um panado que há uns anos começaram a servir na TAP nas viagens curtas na Europa, tenho ultimamente passado por um supermercado antes de ir para o aeroporto, adquirindo uma sanduíche embalada em atmosfera protectora, que aprecio mais do que o tal pão com panado da TAP.

Desta vez reparei, na atmosfera ligeiramente rarefeita do avião, que a embalagem da sanduíche era verdadeiramente estanque, parecendo um balão inchado, como se pode constatar na foto

Sem comentários: