2010-06-01

Geometria em Yazd - 3 (e último)

Constato que não resisti a tranformar este blogue numa espécie de álbum de fotos de viagem, para me desculpar tenho a monotonia das discussões intermináveis entre o governo e a oposição.

Mas há um certo risco. Os persas construiram esta mesquita extraordinária mas têm tido dificuldade em encontrar uma governação razoável. Observemos mesmo assim estas estalactites:



e esta parede algo confusa em que a parte central parece uma restituição parcial de uma imagem jpeg, com "pouca discriminação" e com caligrafia cheia de arabescos na parte superior



Nesta imagem vê-se ao fundo os muros que suportam as composições de cerâmica que tenho vindo a mostrar, da mesquita de sexta-feira de Yazd (Jameh Mosque). Em algumas das mesquitas, talvez devido às orações serem feitas ao ar livre, só punham os tapetes nas alturas da oração, pelo que se podia visitar os lugares com sapatos calçados.



A cúpula (31º 54' 04.18"N,54º 22' 05.87"E) da imagem anterior parecia precisar de algum restauro:


Para finalizar mostro a cúpula (31º 54' 04.02"N,54º 22' 11.48"E) de outra mesquita de Yazd, muito próxima da anterior, conforme constatei no Google Earth:

Sem comentários: