2010-08-11

Poseidon

No Museu Arqueológico de Atenas encontra-se este Bronze de Artemísion que fotografei sob dois pontos de vista. Em princípio isso dever-se-ia fazer com todas as estátuas, visto que não se reduzem a um plano, mas por vezes há pontos de vista mais privilegiados do que outros.

Nos museus costuma colocar-se também a questão dos enquadramentos, ou porque existem outros objectos na sala, ou porque está sempre gente a passar.

Ultimamente tenho tentado obter bons enquadramentos à partida, para evitar manipular as fotos pois é uma tarefa fácil de começar mas difícil de acabar porque os melhoramentos possíveis aparecem como as cerejas, uns atrás dos outros. Neste caso tinha alguns objectos e pessoas que achei que perturbavam a vista e fiz umas alterações simples com um programa de tratamento de imagens. Mas não tentei esconder as intervenções pois fazer passar despercebida uma alteração pode consumir imenso tempo.

Quanto à estátua propriamente dita foi datada de 460 AC, pensou-se que representava Zeus mas agora domina a opinião que se trata de Poseidon, deus dos mares, provavelmente empunhando um tridente. Parece-me perfeita.





Sem comentários: