2011-01-20

Calçada Portuguesa

Na Wikipédia diz que a calçada portuguesa apareceu no século XIX em Lisboa. O apogeu do mosaico ocorreu durante o império romano. Por exemplo em Pompeia existe este mosaico no chão, do qual eu diria que a calçada portuguesa é tributária:


Em Portugal existem mosaicos no chão em Conímbriga. No entanto as pedrinhas usadas no tempo dos romanos costumavam ser mais pequenas. A versão portuguesa dos mosaicos no chão usará talvez mais simetria do que a romana.

A versão inglesa da Wikipédia sobre a Calçada Portuguesa aponta a penosidade do trabalho do calceteiro como provável causa para a extinção da profissão algures num futuro mais ou menos próximo.

O tratamento do mosaico na Wikipédia é uma excelente introdução ao tema de como preencher uma superfície com pedras.

1 comentário:

Luísa A. disse...

Segundo sei, Jj., a calçada portuguesa surgiu quando se tratou de pavimentar o Rossio (de facto, no séc. XIX). O processo já estava a ser utilizado na pavimentação de troços do Castelo e, porque era barato (realizado por presos condenados a trabalhos forçados), foi sugerido que se utilizasse também no Rossio, no esquema de ondulação recentemente recuperado. O sucesso foi tal que se estendeu logo a toda a Baixa e foi estendendo, com o tempo, a toda a Lisboa. De onde lhe virá a inspiração, não sei... :-)