2011-05-23

Quinta Pedagógica dos Olivais

A proximidade das praias magníficas nas proximidades de Lisboa contribui para que os parques da cidade não sejam tão usados como seria desejável. A Quinta Pedagógica dos Olivais será uma excepção, mantendo um conjunto muito representativo de animais domésticos tais como vacas, burros, cavalos, ovelhas, cabras, porcos e muitas aves de capoeira. Tem também uma secção com plantas diversas, para que as crianças não pensem que as alfaces nascem nas prateleiras dos supermercados e várias "oficinas" onde, por exemplo, se coze pão.

Como as pessoas deixaram de viver em quintas e estes animais não estão normalmente no Jardim Zoológico, esta quinta pedagógica, cuidadosamente gerida pela Câmara Municipal de Lisboa, é um local muito procurado, com um corropio de visitas escolares e uma presença assídua dos habitantes do bairro dos Olivais, designadamente dos mais novos e presumo que doutras zonas de Lisboa.

Esta foto dá uma ideia da animação num dos relvados, com um cavalo branco ao fundo


e esta outra mostra, além dum edifício onde decorrem algumas das actividades educativas (ao fundo), uma agave cuidadosamente aparada, suponho que para evitar que as terminações pontiagudas das folhas constituam perigo para os visitantes mais novos. O corte recente das folhas tinha deixado uns losangos brancos (onde elas foram cortadas) em disposição muito geométrica. Talvez existam ali alguns números de Fibonacci.

Sem comentários: