2011-05-07

Vilnius

Ia eu dizendo há uns dias atrás que a beleza está à nossa volta, para a descobrir basta estar atento. Mas, como seria de esperar, a beleza também está longe, está em todo o lado.

Não fui a Vilnius para fazer uma verificação desta última frase mas também lá encontrei coisas bonitas.

Começo por esta vista parcial da igreja de S.Casimiro, do século XVIII.



A Lituânia era predominantemente católica, à semelhança da Polónia, talvez para marcar diferença em relação à igreja ortodoxa russa, vendo-se contudo também muitas igrejas ortodoxas. Com o domínio soviético a maior parte foi ou fechada ou convertida em salas de espectáculos, agora estão a regressar ao uso religioso tradicional. Curiosa nesta fachada a, por assim dizer, ausência das duas torres dos sinos que perdem a individualidade com a estrutura que as une.

Continuo com este parque no meio da cidade, com as folhas das árvores muito menos desenvolvidas do que em Lisboa.



Muitas vezes as minhas fotos ficam sem pessoas, às vezes perguntam-me se não vivia ninguém naquela cidade, foi o caso deste parque, num fim de tarde.

Não resisti aos reflexos dourados do sol quase a pôr-se nesta rua Gedimino Prospektas (neste caso com pessoas mas sem carros...):



Nem a estas três figuras à entrada de um teatro, na mesma rua de Vilnius


Gostei ainda deste prédio fortemente decorado


e da estátua lá de cima dum cavaleiro, com uma cruzinha no alto do capacete, a combater um dragão (será o S.Jorge?), que com a minha nova máquina fotográfica se pode ver muito ampliado aqui a seguir:

Sem comentários: