2011-08-06

Sophie Dahl

A pele muito branca do quadro do post anterior fez-me lembrar esta imagem magnífica da modelo Sophie Dahl, num anúncio ao perfume Opium da Yves Saint-Laurent, fotografada por Tom Ford e Steven Meisel em 2000.



Diz aqui que o anúncio foi retirado dos cartazes de rua na Inglaterra na sequência de queixas à Autoridade da Publicidade desse país.

A imagem, de tão tratada, talvez nem devesse ser considerada uma fotografia, dada a grande dose de irrealidade que contém, além da encenação cuidadosa, em que nada é deixado ao acaso. Por outro lado, encenações cuidadosas e pós-tratamento intenso das fotos são tão comuns nas revistas dos tempos que correm que até já há processos de publicidade enganosa para anúncios de produtos para a pele em que a fotografia do modelo beneficiou dum rejuvenescimento com o software Photoshop ou semelhante. Trata-se portanto de uma imagem melhorada da realidade.

A imagem lembrou-me também a expressão “ombros ebúrneos”, sabia que eram ombros de uma pele muito clara, vi agora que querem literalmente dizer “da cor do marfim”. Um dos escritores que usava o adjectivo era o Camões, lembrava-me desta referência do liceu, é engraçado como estas expressões que já ninguém usa nos ficam na cabeça. Neste caso além dos ombros temos o privilégio de ver uma mulher toda ebúrnea ou uma pele devidamente clareada para ficar ebúrnea.

Sophie Dahl, além de modelo para fotógrafos famosos e de ter mantido colunas em vários jornais, já escreveu 3 livros e tem um programa de culinária na BBC2, referido também aqui e aqui.

A imagem, com bastantes pixels, fui buscá-la aqui.

Sem comentários: