2011-10-31

Zuccotti Park, New York

Com as recentes propostas do governo de Portugal para o orçamento de 2012 reforça-se a minha incompreensão sobre como os candidatos a governantes mentem (ou enganam-se) com tanta facilidade sobre o que se propõem fazer quando chegarem ao governo.

O actual primeiro-ministro, além de ter mentido ao dizer na campanha que não mexeria nos subsídios de Natal nem de férias, discrimina negativamente os funcionários públicos, em vez de cortar nas gorduras do Estado que tão frequentemente referia ser fácil enquanto estava na oposição.

Por outro lado, ao propor o aumento das horas de trabalho, quer levar o país na direcção do beco sem saída que já referi aqui e aqui.

Nos Estados Unidos da América os políticos tradicionais também têm tido dificuldade em encontrar soluções para sair da crise. Essa incapacidade deu origem a movimentos como “Occupy Wall Street”, 99%, etc, dando origem a um acampamento no parque Zuccotti em Nova Iorque.

Passei por lá e impressionou-me algum aparato policial


embora reconheça a minha impreparação para fazer uma avaliação desse “aparato” e tenha registado momentos cordiais entre os manifestantes e os polícias



Havia ironia neste cartaz,


mesmo aqui já se faziam pequenos negócios,


e distribuíam panfletos dizendo “Capitalism isn’t working”.

Estive a ouvir um manifestante durante uns 5 minutos mas infelizmente não passou da constatação que na América existem os super-ricos e uma caterva de muito pobres e que os partidos tradicionais há muito tempo que não avançam para evitar que exista essa caterva de pobres. Os movimentos de indignados que têm aparecido em muitos países dão conta dum mal estar crescente e ignorar este sintoma seria um erro grave.

Sem comentários: