2011-12-05

Época Natalícia e Regulação de Crédito Pessoal

Recebi um SMS do Unibanco dizendo: "Porque o Natal é um momento importante, transfira já para a sua conta o limite disponível no seu cartão! Ex xxx eur, 12m, TAN 23,20%, TAEG 28,0%. Ligue yyy"

Fui ver o significado de TAN, que é "Taxa Anual Nominal" e de TAEG que é "Taxa Anual Efectiva Geral", incluindo esta última as variadas despesas associadas aos créditos pessoais.

Atendendo a que estes empréstimos são de alto risco, caso contrário a taxa de juro não seria tão elevada, e atendendo a que existe uma boa probabilidade dos problemas financeiros resultantes destas transacções acabarem por vir parar ao meu bolso de contribuinte, quer recapitalizando o banco para o ajudar a ultrapassar os problemas com o crédito mal parado, quer através da concessão do Rendimento Mínimo de Inserção ao compatriota que se arruinou a contrair dívida que terá que pagar com encargos de 28% anuais, parece-me que seria uma boa ideia que estas transacções fossem ilegalizadas e que fosse limitada a taxa de juro de crédito pessoal para consumo a valores muito inferiores aos que acabo de citar.

No fundo trata-se de uma situação parecida à da obrigatoriedade do uso do cinto de segurança: como as despesas com o sinistrado vão sobrar para a comunidade esta tem o direito de intervir para limitar os danos.

Para variar um pouco destes temas da crise lembrei-me de fazer um filminho dum canguru (brinquedo de corda) que comprei no Imaginarium (passe a publicidade) e que dá uns saltos muito engraçados. Há muitos anos tinha comprado um ratinho que fazia os mesmos saltos mas entretanto avariou-se.

Para compor a paisagem do filme coloquei uma pseudo-estrela de Natal, feita com os componentes de uma "Ball of Whacks". Mesmo querendo fugir aos hábitos consumistas acabei aqui a fazer publicidade mas, enfim, o filminho ficou engraçado:


Sem comentários: