2012-02-17

Chelsea-3

Vou regressar às deambulações pelo bairro de Chelsea em Nova Iorque, a propósito do qual escrevi vários posts no passado mês de Dezembro e em que uma referência ao Irão me deu mais uma oportunidade de divagar.

Gastei algum tempo a localizar onde foi tirada esta fotografia de Nova Iorque.



Gostei desta vista porque havia algum desafogo na definição da avenida que não estava emparedada por prédios com muito andares, as duas torres ao fundo do lado esquerdo com alguma leveza em relação aos edifícios revestidos a tijolo mais próximos, a grua lembrando a transformação permanente desta cidade.

Ultimamente aprendi a usar o Google Maps no modo “vista de rua” (“street view”), basta “arrastar e largar” (drag and drop) o homenzinho cor-de-laranja, que está em cima da régua onde se pode controlar a escala de visualização do mapa, em cima do local de onde se pretende a vista. Com as ferramentas informáticas actuais (por exemplo os caminhos que se podem gravar no Google Maps, a vista de rua desta aplicação, a georeferenciação das fotos) e com uma máquina digital a tirar dezenas de fotografias torna-se cada vez mais fácil reconstituir os percursos que se fizeram. Neste caso a foto foi tirada na 11th Avenue, próxima do cruzamemnto com a West 27th Street, vendo-se do lado esquerdo o armazém com as palavras “Terminal Warehouse / Free Cold / Bonded Storage”.

Mas nem tudo se consegue reconstruir. Logo a seguir a ter tirado esta foto entrei numa Galeria de que não sei o nome que tinha esta Casa de Bonecas em ponto grande,


com muitas divisões com grande detalhe interior


que tinha sido atingida por uma casa chinesa (ou coreana) voadora


Não faço ideia do que isto significa mas não é necessário que signifique alguma coisa.

Trata-se de uma obra do artista coreano (provavelmente do Sul) chamado Do Ho Suh.

1 comentário:

George Sand disse...

Talvez signifique o sonho...o sonho que todas as casas de bonecas significam...
Fantásticas imagens