2012-07-25

Cerâmica

Num destes dias, ao passar pela estação de metro da Avenida, reparei com mais vagar nos azulejos que decoravam uma das paredes. Tirei três fotos com o telemóvel e aproveitei duas delas para fazer a imagem única que apresento a seguir.




Tive que fazer uns ajustes de côr antes de juntar as duas imagens pois as cores das lâmpadas que iluminavam os azulejos tinham cores diferentes, como é infelizmente tão habitual em tanto sítio de Portugal.

Apreciei a dificuldade em decidir se os motivos do mural eram côncavos ou convexos, provavelmente uma das características que os tornará intrigantes

Foi certamente por causa da morte recente de Maria Keil pintora responsável pela quase totalidade das decorações das estações mais antigas do Metropolitano de Lisboa e por um mural muito bonito na Avenida Infante Santo mostrado, por exemplo aqui, no blogue "Kuentro 2, O blogue do BDjornal", que me detive a observar estes azulejos que passam muitas vezes despercebidos aos apressados viajantes do metropolitano.

Depois nos resultados do Google sobre Maria Keil ainda vi outro post interessante, "Cerâmica modernista em Portugal", onde falam sobre as técnicas antigas do azulejo, retomadas por Maria Keil nalguns trabalhos.

No jornal Expresso também têm um artigo biográfico sobre a pintora.

Ao constatar no artigo da Wikipédia que não tinha nenhuma imagem dos azulejos da estacão da Avenida ainda pensei que seria a oportunidade de contribuir com uma imagem minha para a Wikipédia. Contudo achei estranho que fosse a única estação não representada na Wikipédia. Fui então ao sítio do Metropolitano de Lisboa, à secção "Arte no Metro", onde constatei que das estações iniciais do Metropolitano a única estação que não foi decorada por azulejos da Maria Keil foi precisamente a estação da Avenida!

Para a decoração dessa estação a Maria Keil recomendou os serviços do artista Rogério Ribeiro que se saiu bastante bem desta missão.

Sem comentários: