2012-08-01

Eficiência energética

Consumir menos energia consegue-se de várias formas. Uma via possível é usar máquinas com um melhor rendimento energético, por exemplo para o Ar Condicionado, melhores técnicas de construção e melhores materiais de isolamento térmico. Outra via é adoptar um estilo de vida menos consumidor de energia, por exemplo evitando usar pistas de gelo durante o Verão em países quentes, andar com roupas quentes no Inverno e frescas no Verão, etc.

Como no último post referi um exemplo negativo, no que respeita à eficiência energética, de um estilo de vida, desta vez vou referir um exemplo que me parece positivo, na mesma Praia da Rocha.

Aproveito para documentar a construção do bom exemplo, que ocorreu no ano de 2006. Nesse ano em Março as diversas construções precárias dos restaurantes e bares de praia tinham sido desmanteladas e procedia-se à instalação das canalizações necessárias numa sociedade civilizada:



posteriormente, em Junho de 2006 o passadiço de madeira já estava colocado, bem como a maior parte dos módulos dos bares e restaurantes e respectivos serviços de apoio. Notar que os arcos de madeira que iriam posteriormente suportar os toldos ainda estavam na areia:




Em Julho de 2006 as obras já estariam concluídas. Porém, só em Julho de 2008 tirei a última foto desta série, trata-se do edifício actual do Restaurante Bar Atlântico, estabelecido desde o ano de 1976, embora então numa construção menos bonita e mais em cima da falésia:




Para uma validação completa seria necessário ter acesso aos estudos sobre o ciclo de vida total desta construção mas à primeira vista parece uma solução muito boa, em que o tecto do restaurante está protegido dos raios directos do sol pelo toldo suportado pelas vigas curvas de madeira. A parte envidraçada está protegida do vento quando necessário. As peças de metal darão maior resistência e leveza ao conjunto.

Das muitas vezes que lá tenho comido, nomeadamente os filetes de peixe galo, o arroz de marisco e os camarões grelhados acompanhados de arroz branco sempre achei que, além da comida, a temperatura ambiente estava sempre muito agradável, não sendo necessário usar qualquer aparelho de ar condicionado.

Sem comentários: