2012-11-11

Arcanjos


Há pouco tempo tive uma reunião de 2 dias em Chipre. Não existem voos directos de Lisboa pelo que a viagem é demorada e não tive oportunidade de visitar lá nenhuma igreja. Mas nalguns folhetos turísticos e num DVD que me deram sobre Chipre a minha atenção foi chamada por este mosaico bizantino.



vendo-se melhor aqui



Sinto fascínio pela arte bizantina, quer na forma de mosaicos quer nos frescos, atrai-me o ambiente irreal das obras. Curiosamente “arte bizantina” é uma das buscas mais frequentes que traz visitantes a este blogue, por exemplo aqui e aqui. Este mosaico está na igreja de Angeloktisti, (igreja dos anjos) perto da cidade de Larnaca, datando do século VI, o século em que foi construída a igreja de Santa Sofia na então Constantinopla e agora Istambul.

O facto de ter sobrevivido aos dois períodos iconoclastas, em que no Império Romano do Oriente foi decretada a destruição das representações de figuras humanas nos ícones com a intenção de prevenir a idolatria, torna-o uma raridade, como por exemplo os mosaicos das igrejas de Ravena, executados no mesmo século VI.



Estes tectos em forma de quarto de esfera sobre o altar-mor da igreja costumam representar o Cristo Pantocrator (que significa Cristo Todo-poderoso) mas neste caso mostram a Virgem Maria com o menino Jesus. Para não haver dúvidas a figura está legendada como “ΗΑΓΙΑ ΜΑΡΙΑ” ou Agia Maria ou Santa Maria (talvez Maria Santíssima seja melhor tradução). À esquerda está o Arcanjo “ΜΙΧΑΗΛ” ou MICHAEL ou Miguel, enquanto à nossa direita fica o Arcanjo “ΓΑΒΡΙΗΛ” ou GABRIEL, o que teve a missão de fazer a Anunciação à Virgem Maria.

A Wikipédia também fala de Arcanjos, diz que são anjos mais importantes, a sua existência é reconhecida pelo Judaísmo, pelo Cristianismo e pelo Islamismo, o que lhes dá uma grande verosimilhança, não fora o pormenor de todas estas religiões serem “religiões do livro” reconhecendo cada uma delas versões específicas da Bíblia, onde existe referência a anjos e a um arcanjo. A Igreja Católica reconhece 3, Miguel, Gabriel e Rafael. Às vezes penso que já deveria ter visto “As asas do desejo” do Wim Wenders, o filme escapou-me na altura e ainda não o vi.

Estas visitas virtuais têm as suas vantagens, é possível que no local não tivesse acesso a uma visão tão detalhada do mosaico como a que se vê a seguir



De uma forma geral o alinhamento das pedrinhas é uma componente importante destes mosaicos que têm uma granularidade apreciável, quero dizer as pedrinhas são relativamente grandes, sendo a sua presença visível e influenciando o aspecto da obra. O número de cores disponíveis está muito longe dos alegados mais de 20000 tons que se usam nos mosaicos da igreja de S. Pedro em Roma que à primeira vista parecem pinturas a óleo. Mas as sombras são representadas através de pedras com tons mais escuros e as pedras são cortadas com formas adequadas, por exemplo em triângulo na parte final dos lábios.

Seguem os arcanjos, primeiro o S. Miguel do lado esquerdo



com asas verdes muito bonitas e caracóis no cabelo, embora o corpo esteja danificado e o S.Gabriel a seguir


este parece-me que com uma barba.

Todas as figuras estão numa pose que parece fotográfica e embora os arcanjos não estejam a olhar para nós de uma forma directa como a Virgem Maria e o Menino Jesus, têm os dois olhos visíveis, as tomadas de vista de perfil são pouco frequentes nestas imagens da arte bizantina.

Lembrei-me agora da oração que me ensinaram para o “meu” Anjo da Guarda:

Anjo da Guarda,
minha doce companhia,
não me desampareis
nem de noite nem de dia.

Sem comentários: