2013-01-14

Joaquín Sorolla


Ainda da exposição temporária "As Idades do Mar" (provável que esta seja a última referência à exposição neste blogue) na Fundação Calouste Gulbenkian, que decorrerá até ao dia 27/Jan/2013, .seleccionei esta "Figura de Branco",



pintada em Biarritz em 1906 por Joaquín SOROLLA BASTIDA (1863-1923), Óleo sobre tela 63 x 91,5 cm Museo Sorolla, Madrid n.º inv. 773, que fui buscar ao sítio da Fundação C.Gulbenkian dedicado a esta exposição e acima referido. Esta imagem foi escolhida para capa do catálogo da exposição.

Numa deslocação recente a Madrid tive a oportunidade de visitar o Museu Sorolla, no centro da cidade, instalado na casa onde viveu este pintor espanhol, que vira referido num dos power-points que vou recebendo no e-mail. Nesses power-points gostei da luminosidade dos quadros, tenho maior atracção por quadros com muita luz e gostei do que vi. Sendo um museu apenas com obras de um artista é naturalmente pequeno, o que permite dedicar mais tempo à visão de cada obra sem tornar o tempo da visita excessivo.

Nessa visita fotografei este "Paseo a Orillo del mar" de que gostei muito




pintado em 1909. As personagens são a mulher e a filha mais velha do pintor. Depois de alguns retoques na fotografia que fiz no local, deformando a imagem para que a forma de trapézio irregular da fotografia do quadro regressasse à forma rectangular, deformação em que se perde um pouco da nitidez, consultei o site do museu e corrigi a cor para ficar parecida à imagem com menos pixels apresentada aqui.

O controlo da cor é uma tarefa muito complicada, dificultada ainda mais pela falta de consistência dos écrans dos PCs onde estas imagens são vistas, o que poderá até simplificar a tarefa tornando-a inglória, pois sabe-se que muitas pessoas verão uma restituição de cores bastante afastada do original. Parti do princípio que as pessoas do museu terão tentado uma reprodução boa das cores do quadro e tentei que a minha foto ficasse com umas cores que se aproximassem da imagem do sítio do museu.

Figuras femininas de branco a passear na praia com longos vestidos brancos e um mar azul também foram fixadas por Kroyer em 1893, num quadro que já mostrei noutro post deste blogue. Por coincidência, ou "necessidade compositiva", também nesse quadro uma das protagonistas tinha o chapéu na cabeça e a outra na mão.

Nesses tempos as senhoras protegiam-se muito bem dos perigosos raios do Sol, com vestidos bastante abrangentes, chapéu e ainda uma sombrinha!

No museu Sorolla em Madrid gostei também muito destas "Pescadoras Valencianas", pintadas em 1915,



que fotografei no museu, retoquei como na foto anterior e a que corrigi a cor para ficar parecida à cor da imagem daqui.



Sem comentários: