2013-01-24

Leda



Ainda na representação do mundo em duas dimensões, para continuarmos pelo tempo do império romano devemos passar para os mosaicos, dada a raridade das pinturas desses tempos.

Na mitologia grega Zeus, pai dos deuses e dos homens, por vezes assumia a forma de um animal quando pretendia seduzir as mulheres que o atraíam. Foi o que aconteceu com Leda, em que assumiu a forma de um cisne.



É esse o tema deste mosaico que vi primeiro no DVD sobre Chipre que referi aqui mas de que encontrei uma reprodução muito melhor na Wikipédia aqui. Os autores da foto dizem que este mosaico é uma cópia do original datado do século III DC que foi transportado para o museu de Nicósia. Esta cópia foi colocada em Kouklia, local onde estava o original.

Se se procurar imagens de Leda no Google_Imagens constata-se que foi tema que inspirou muitos quadros, o próximo que seleccionei foi dum discípulo de Leonardo da Vinci (ou dele próprio), pintado em 1505 ou 1510



com o pormenor engraçado dos bébés a nascerem em ovos, numa conjectura biológica assaz apressada. Só passado algum tempo me apercebi que uma das asas do cisne está a abraçar a Leda, possivelmente tinha sido distraído pelo insólito dos bébés nos ovos ou pelo insólito duma mulher nua a agarrar um cisne.

Se na primeira imagem o cisne olhava para a Leda bastante exposta e na segunda se via o fruto das aventuras do Zeus com a Leda, na próxima, de Heinrich Lossow (1840-1897), pintor alemão com incursões pela arte erótica, que já não me lembro onde descobri, há uma representação explícita, se bem que obviamente fantasiada, do momento em que  Zeus na forma de cisne, possui a Leda



Numa imagem mais recente, do pintor e illustrador peruano Boris Vallejo, o mesmo tema é representado com maior recato, em que a Leda está por assim dizer “encurralada” num desfiladeiro estreito, esperando pelo cisne que se aproxima.



Estas fantasias são engraçadas bem como este filminho do Youtube em que um cisne real (e não o Zeus) ataca uma noiva descuidada.




Fiquei surpreendido com a abundância de filmes do Youtube em que os cisnes atacam pessoas.

No futuro vou evitar agachar-me ao pé de cisnes, não me parece nada prudente.

Entretanto cheguei a uma conjectura que me parece agora óbvia sobre a origem deste mito: alguém na antiga Grécia observou um ataque de um cisne a uma mulher grega imprudente que se foi banhar ao pé de uma destas aves.

Sem comentários: