2013-08-21

Nas margens do rio Lima - 3


Os leitores desculparão a insistência nestas margens do rio Lima mas são realmente muito bonitas.

Começo desta vez por mostrar um ribeiro ou riacho afluente do rio, com uma pequena praia fluvial com um bocadinho de areia. Tudo muito bucólico, quase só faltam uns pastores a tocar flauta para encantar a princesa que fosse passando.




Vê-se um bocadinho de água no topo da foto seguinte mas a minha vista é atraída pela vegetação exuberante.

Curiosa a forma como as plantas se agrupam naturalmente umas com as outras, creio que esta parte não foi ajardinada. Parece assim que os canteiros acabam por imitar de certa forma a natureza. Isto deve-se certamente à maior facilidade das plantas se reproduzirem na vizinhança imediata, embora existam muitos mecanismos de dispersão das sementes.




A seguir mostro um caminho à beira-rio que agora tem o simpático nome de ecopista. Parece que se vai penetrar numa selva, mas tudo isto tem muita urbanidade, proporcionando um agradável passeio pedestre com a vantagem de, ao seguir o curso do rio, ser praticamente de nível, sem subidas nem descidas.



Depois mostro esta linda inflorescência que, depois do que me disse o Paulo Araújo, do Dias com Árvoresneste post com uma foto bem focada (ao contrário desta), me parece ser uma Umbelífera cujo nome vem de Umbela


E finalizo este post com este fundo de riacho que me ajudou a ver que alguma da arte que parece abstracta poderá ter uma origem muito concreta




Julgo que os círculos seriam causados por uns insectos que em Portugal se chamam "alfaiates", da família Gerridae, uns insectos leves que se deslocam sobre a água aproveitando a existência da tensão superficial deste líquido. Alguns americanos chamam-lhes "Jesus bug". O texto em inglês sobre estes animaizinhos tem uma dimensão esmagadora em relação à versão em português, como é infelizmente frequente. A imagem seguinte é uma ampliação duma zona da imagem que a precede.



E a seguir fiz mais uma ampliação. Acho estas texturas fascinantes, hipnóticas, como comentaram neste blogue uma vez



3 comentários:

Anónimo disse...

En español de España a los "alfaiates" se les denomina "zapateros" y yo los he visto en los riachuelos del norte.

J. Sanchiz

jj.amarante disse...

Olá J.Sanchiz, o nome de alfaiate em Português deve derivar de as patas se moverem como uma tesoura. Mas achei muita graça a os americanos lhe chamarem "insecto Jesus"!

Anónimo disse...

José: Recuerda que Jesús anduvo sobre las aguas.
Amén