2013-10-08

Afinal o tempo continua a ser o que era


No jornal Público referiram no fim de Maio/2013 que um canal francês de previsão meteorológica, "La Chaîne Météo" previra que o próximo Verão na Europa seria o mais frio dos últimos 200 anos.

A Chaîne Météo disponibiliza muitas Apps para os mais variados suportes. Infelizmente dedica tanto esforço à parte informática que lhe resta pouco tempo para fazer previsões meteorológicas de longo prazo credíveis e suspeito, pelo enorme fiasco do soundbyte, que as previsões de curto prazo terão pouca qualidade.

Não consigo deixar de referir que as agências públicas de previsão meteorológicas, pagas com o dinheiro dos contribuintes, instituições que por serem públicas alguns economistas se obstinam em considerar que não criam valor, mantiveram a opinião dominante que não é possível fazer previsões além de poucos dias, e continuaram a fazer previsões valiosas e de qualidade dos dias mais próximos.

A realidade chegou e em Junho, Julho, Agosto e Setembro tivemos tempo quente com 3 ondas de calor repartidas mais ou menos equitativamente pelo período do Verão.

Depois, pontualmente em vinte e picos de Setembro, pouco depois ou mesmo em cima do equinócio tivemos umas chuvas anunciando o Outono. Entretanto o calor regressou, num vai e vem típico da época.

Sinto-me à vontade para dizer agora que a primeira parte do Outono vai ser normal porque se ficar fresco é Outonal, se aquecer um bocado será o Verão de S.Martinho.

Entretanto voltaram a aparecer as plumas de que tanto gosto nos canaviais à beira-rio e por esses campos fora.

Como ainda tinha umas fotos por mostrar, que tirei em Outubro de 2012, aproveito agora esta oportunidade, o céu tinha na altura mais nuvens mas diz que elas vão voltar.












Esta última imagem é uma selecção ampliada de parte da que a precede.

Sem comentários: