2013-12-10

Cores de Outono - 2, Tribunal Constitucional


Tenho que me despachar com as cores do Outono porque a estação está quase a acabar, o solstício de Inverno é já a vinte e poucos de Dezembro.

Já agora, e antes de entrar no tema do post, queria manifestar o meu cansaço pela forma miserável como boa parte da má comunicação social portuguesa faz o frete ao seu querido governo referindo o "perigo que representa o Tribunal Constitucional" que pode chumbar eventualmente algumas medidas do governo, que lhe sejam submetidas, por as considerar inconstitucionais.

Presumo que o governo diga coisas semelhantes sobre o Tribunal Constitucional e digo presumo porque costumo mudar de canal quando me aparece um governante pois considero que não devo gastar o meu tempo a ouvir mentirosos que dizem que vão fazer uma coisa e depois, ou não fazem nada ou tomam uma medida contrária ou muito diferente do que disseram.

Mas regressando às cores de Outono, existem naturalmente excepções à regra que referi no post anterior, algumas árvores ficam com a grande maioria ou totalidade das folhas de uma côr diferente da verde. É o caso da que aparece na imagem seguinte, com umas folhas que de longe parecem dum pinheiro, que avistei no "Caminho das Gaivotas" no Parque das Nações ao pé da Ponte Vasco da Gama. A árvore está nas coordenadas  38°47'1.58"N,   9° 5'32.69"W, obtidas através do Google Earth:


Como muitas vezes a foto foi tirada com o telemóvel, estava uma luz rasante de fim de tarde e a textura da árvore ao longe fazia lembrar veludo, dum vermelho mais escuro do que o que ficou na imagem.



A seguir mostro uma ampliação da mesma foto onde me ocorre a palavra inglesa "fluffy" talvez "fôfa" ou "felpuda" sejam adequadas, mas não me soam muito bem.



Passados dois dias fui revisitar a mesma árvore, desta vez com uma máquina fotográfica, mas cheguei ligeiramente mais tarde e o sol já só iluminava a parte superior da copa da árvore que entretanto estava mais desfolhada. A foto ficou assim:



mostrando a seguir também uma ampliação.



Se alguém souber o nome desta árvore agradeço a informação.

Sem comentários: