2013-12-18

Cores de Outono - 4, Jardim da Fundação Gulbenkian


Tirei esta foto no dia 1/Dez/2013 às 15:30





no Jardim da Fundação Calouste Gulbenkian, um dos jardins mais belos que tenho visto por esse mundo, magnificamente projectado pelos Engenheiros Agrónomos e Arquitectos Paisagistas Gonçalo Ribeiro Telles e António Facco Viana Barreto e competentemente mantido por uma eficiente equipa de jardineiros.


No Outono, além dos amarelos, laranjas, castanhos e vermelhos das folhas das árvores temos ainda as plumas, muitas vezes brancas, que costumam aparecer por Outubro, resistindo melhor ou pior até ao princípio do Inverno.


Quando iluminadas pelo Sol as plumas constituem-se em fonte de luz, ainda mais notória quando se destacam de um fundo escuro.


Além da beleza do conjunto que mostro na primeira imagem deste post, pensei que seria interessante fazer um enquadramento com maior dimensão vertical, onde isolasse o tufo de plumas e um choupo de folhas amarelas, o que fiz na imagem que exibo aqui à direita deste texto.


Por outro lado pensei que também seria interessante fazer um enquadramento desenvolvendo-se na horizontal, cujo principal protagonista seria o conjunto de plumas que existem na margem do lago maior do jardim e que na imagem surgem à mesma altura do tufo aqui à direita.


Deixo em baixo este segundo enquadramento, da primeira imagem deste post, deixando ao leitor o encargo de eventualmente preferir um deles.


Eu inclino-me sem grande convicção para o enquadramento horizontal, pois também gosto muito dos outros dois.



2 comentários:

DL disse...

As cores nestas árvores são magníficas. Também gostei do arranjo do texto e fotos neste post. Cumprimentos e Boas Festas,
David

jj.amarante disse...

Ainda bem que continua a ler este blogue David. Boas Festas para si também.