2013-12-08

Cores de Outono


A mudança de cor das folhas das árvores em Lisboa tem características específicas relacionadas com o clima da cidade.

A primeira diferença em relação a sítios de maior latitude é que essa mudança ocorre mais tarde, lá para o norte as folhas já mudaram de côr e já caíram todas enquanto por cá ainda se vêem folhas nas árvores, muitas delas ainda verdes.

A segunda diferença tem a ver com a rapidez com que o frio se instala. Como em Lisboa o frio aparece devagarinho, algumas das folhas das árvores vão mudando de côr e caindo mas na maior parte das árvores continuam a existir bastantes folhas verdes embora a árvore esteja a ficar com menos folhas. Quando a totalidade das folhas muda de côr já a árvore perdeu muitas e não temos assim muitas árvores cheias de folhas amarelas, laranjas, castanhas ou vermelhas como é habitual noutras paragens.

Este ano houve uma descida mais brusca da temperatura na última quinzena que coincidiu com tempo seco, possibilitando as imagens de folhas douradas sobre o azul do céu.

Neste caso trata-se de um plátano nos Olivais que confirma a minha teoria das folhas já um pouco rarefeitas, tirada em 201312-01 11:20



A foto foi tirada com o telemóvel e gosto muito dos tons de azul do céu.

Pensei que valeria a pena fotografar a mesma árvore com uma máquina fotográfica, o que fiz em 2013-12-06 13:44



As folhas parecem um pouco mais nítidas mas parece que existem muito menos, num espaço de 5 dias caíram muitas folhas. O azul do céu parece mais real do que o da imagem anterior embora o outro fosse mais bonito. A diferença da hora do dia poderá explicar também parte da diferença.

Entretanto morreu Nelson Mandela, homem bom que admiro por ter evitado o banho de sangue que parecia inevitável na África do Sul. Muitas vezes existem alternativas ao que parece inevitável.

Sem comentários: