2014-01-18

Memórias do granizo


Ontem de manhã caiu muito granizo em Lisboa, formando tapetes de gelo que pareciam restos de um nevão. Como a precipitação horária foi muito elevada ocorreram também algumas inundações de ruas. Em frente à pastelaria onde costumo beber um café estava esta cena de granizo a fazer lembrar neve. A foto ficou mais uma vez com umas partes desfocadas:




Em Lisboa não cai neve desde 1956 (tirando uma excepção há menos de 10 anos em que não se chegou a formar um manto branco) e as quedas de granizo são muito menos frequentes do que no Porto onde julgo que cai granizo em todos os invernos.Por lá às vezes dizia-se que caía saraiva, termo menos usado no Sul.

Talvez pela raridade, quando cai granizo em Lisboa lembro-me do hábito que tínhamos na nossa casa no Porto de colocar um copo de alumínio do lado de fora da janela para recolher os pedacinhos de gelo. Entretanto conjecturei que uma das razões para esse interesse pelas pedrinhas de gelo seria a ausência de frigorífico lá em casa, electrodoméstico que só comprámos depois da vinda para Lisboa em 1959.

O tempo voa, estou para aqui a contar a ausência dum equipamento que em 2010 existia em 99,5% dos lares portugueses. Não gostava desta casa alugada, mal conservada, onde vivi alguns anos na cidade do Porto.




1 comentário:

Anónimo disse...

Cuido que saraiva e granizo diferem no tamanho.