2014-04-14

Mulher sobre flor de lótus e Tai Chi Chuan


O tempo passa depressa, em Setembro de 2007 encontrei esta imagem num poster em Praga e desde o início deste blogue em Março de 2008 que penso de vez em quando em fazer um post sobre ela



Gostei da imagem, uma composição onírica com uma mulher sobre uma flor de lótus gigante flutuando sobre água. Parece-me quase inevitável que um ocidental se lembre imediatamente do quadro de Botticelli “O nascimento de Vénus”, em que a deusa do amor surge de uma concha, também rodeada de água, que mostro a seguir e que fui buscar à Wikipédia




A água é fonte da vida, os chineses estão mais virados para as águas interiores, os lagos de água doce onde crescem as flores de lótus, os gregos estavam mais ligados ao Mediterrãneo, de água salgada onde existem as conchas.

Em Outubro de 2007 fui à procura da imagem do poster com a ajuda do Google Imagens, para ver se percebia melhor o seu significado. Acabei por encontrar este site de que dou uma ligação em inglês, tratando-se de um instituto que dá aulas de artes marciais e de exercícios de vários tipos de ginástica chinesa. Esta foto é usada para anunciar lições de algumas técnicas de Tai Chi Chuan, a ginástica matinal praticada em grupo, nos jardins das cidades, por milhões de chineses e aqui fica uma imagem desse site, igual à do poster mas com melhor qualidade.




Fiquei fã do Tai Chi Chuan desde que o vi praticar pela primeira vez em Macau há muitos anos, cheguei a comprar um livro e uma cassete de video para iniciar a prática. Infelizmente o livro e a cassette eram de escolas diferentes, cada uma ciosa da sua técnica, tendo eu apenas imitado a parte muito inicial da lição da cassete de video, continuando a considerar esses movimentos de enorme beleza e elegância. Durante uns dois ou três anos a C.M.L. disponibilizou cursos de Tai Chi Chuan aos domingos de manhã, na Quinta Pedagógica dos Olivais, de Abril a Julho. Infelimente esses cursos já não foram ministrados o ano passado nem este ano.

Andei à procura no youtube de classes de Tai Chi e escolhi este, parece-me que da cidade de S.Francisco, que dá uma ideia da natureza dos exercícios:



Sem comentários: