2015-02-22

Tradição Sikh em socorro dos sem-abrigo britânicos


Chamou-me a atenção este artigo da BBC onde referem que muitos sem-abrigo em Londres são alimentados pela comunidade Sikh que, além de fornecer comida quente nos seus templos, quer na Índia quer na Inglaterra quer onde eles se situem, criou um serviço de carrinhas para chegar a um maior número de pessoas sem-abrigo.

É irónico que na capital da antiga metrópole do grande Império, as deficiências do Estado Social da Grã-Bretanha, para cujo desmantelamento muito contribuiu Margareth Thatcher, que manifestava abertamente a sua antipatia por estrangeiros, que essas deficiências sejam agora parcialmente minimizadas por tradições de culturas das ex-colónias, vindo agora os descendentes de anteriores imigrantes salvar da fome os cidadãos britânicos sem distinção de origem étnica ou profissão religiosa, à semelhança das actividades de caridade cristã, comuns na Europa e noutras partes do mundo.

Esta tradição Sikh chamada Langar, de dar comida a quem tem fome, é referida também aqui. Esta tradição será provavelmente tributária do Sufismo islâmico da ordem Chisti.

Deixo duas fotos que tirei em Abril/2001 do templo Sikh Gurdwara Bangla Sahib, situado ao pé de Connaught Place em Nova Deli, onde também serviam refeições vegetarianas gratuitas, primeiro uma das entradas do templo, depois o lago para abluções.








Mostro também o mausoleu de Salim Chisti em Fatehpur Sikri que fui buscar à wikipédia.



Em tempos referi o trabalho maravilhoso em mármore deste mausoleu neste post.


Sem comentários: