2015-04-08

Enquadramentos


Para mim que sempre detestei transportar pesos a máquina fotográfica tem esse defeito. Actualmente a minha reflex pesa cerca de 900g o que, não sendo mau, representa mesmo assim um inconveniente apenas suportável em ocasiões excepcionais, como quando em passeio de alguma dimensão e relativo exotismo.

Normalmente o peso da máquina vem asssociado a objectivas luminosas que permitem fotografar cenas com pouca luz sem flash. O telemóvel é muito fraco em situações de pouca luz mas quando há luz forte, como em 15 de Março, quando tirei esta foto na Praia da Rocha, as fotos ficam menos mal, como me parece ter sido o caso desta:



Porém, como a objectiva do telemóvel é uma grande angular, costumam ficar coisas a mais nas fotos que se tiram, é preciso depois em casa escolher o que se pretende reter e o que se prefere deitar fora. Costumo preferir este método a usar o zoom do telemóvel porque como este é digital estou a fazer um enquadramento com um visor muito pequeno, sendo preferível fazer essa operação em casa num écran com maior dimensão.

Neste caso tirei do enquadramento a maioria dos prédios que foram autorizados na Praia da Rocha e que estragam a vista, bem como os restaurantes de praia, pois o que me chamou a atenção foi a falésia, nesta época do ano com muitos verdes, com este primeiro resultado




ou este outro enquadramento, em que a falésia assume um protagonismo ainda maior:



Sem comentários: