2015-04-25

Nihal Chand (1710 - 1782)


A música indiana que referi há pouco abreviou a publicação desta pintura indiana que  tenho há uns tempos para mostrar neste blogue:




Esta imagem está na Wikipédia aqui, já não me lembro a que propósito passei por este artigo da wikipédia sobre pintura do Rajasthan, depois guardei a imagem provavelmente por causa das árvores, objectos cuja representação estilizada me parece sempre difícil e que suscita grande variedade de soluções.

Entre outros sítios, Nihal Chand é referido na wikipédia e também aqui.

Fui verificar quando morreu Aurangzeb, o último dos grão-mogóis importantes, foi em 1707, portanto este pintor de Kinshangar, território do estado de Jodphur onde predominava a escola de pintura Marwar, viveu durante o declínio do domínio dos grão-mogóis e do estabelecimento da domínio da East India Company sobre a Índia.

Depois reparei nos olhos das pessoas, que fazem lembrar as pinturas egípcias, os olhos vistos de lado quando fotografados não ficam assim.

Esta imagem representando Bani Thani,  uma cantora, empregada da sogra do marajá Sawant Singh (1748-1764), de quem se tornou amante, deve concentrar o ideal de beleza feminina da escola de pintura Marwar.



Possivelmente os pintores como Nihal Chand preferiam estas representações "artificiais" mas obedecendo a regras bem definidas do que uma representação mais realista parecida com o que se obtém actualmente com uma máquina fotográfica, por exemplo no Egipto a  deusa Maat tinha definido regras sobre como se deviam representar as pessoas.

Mesmo assim relembro um exercício que fiz numa pintura egípcia, substituindo um olho visto de frente por outro visto de lado



As decorações dos dedos das mãos com hena são neste caso mais simples do que o habitual. Este filme mostra a execução da pintura de uma mão com pasta de hena.

Fico com alguma frequência na dúvida, quando vejo representações que se afastam muito duma representação "fotográfica", se a opção é deliberada ou se corresponde a uma incapacidade duma representação mais realista.

A exactidão do "desenho à vista" poderá ter a vantagem de nos demonstrar que o pintor é capaz de pintar exactamente aquilo que pretende quando está a pintar algo que só existe na sua imaginação.

Pode também acontecer que o artista não se interesse por imitar a realidade ou seja objecto de pressões sociais ou comerciais para representar as cenas de forma específica.

Mostro para finalizar mais duas pinturas de Nihal Chand que achei interessantes:





A wikipédia tem esta entrada sobre pintura indiana.


Sem comentários: