2015-05-21

Logicomix


Este livro de Apostolos Doxiadis e Christos H. Papadimitriou, com arte de Alecos Papadatos e Annie di Donna tem um formato muito original, apresentado sob a forma de Banda Desenhada, falando sobre a procura no século XX de fundamentos sólidos para a Matemática.

Existem uns narradores que vão conversando sobre como será a melhor forma de apresentar o assunto, tendo assim o livro referências a si próprio.

É a  autoreferência que está no âmago dos paradoxos mais difíceis de resolver, é também ela que possibilita a consciência, uma forma de autoreferência que faz parte da essência da nossa humanidade, se bem que existam outros animais que também apresentam consciência.

Tenho-me vindo a aperceber que a percentagem de pessoas com doenças mentais é muito maior do que eu pensava, embora continue a achar exagerada a percentagem de 25% que foi referida na comunicação social como existente em Portugal.

Atribuo essa minha ignorância a um certo pudor, ou medo, ou vergonha em as pessoas se referirem a problemas mentais e não fazia ideia da quantidade de matemáticos ou de familiares de matemáticos que tiveram este tipo de doenças.

O livro refere grandes partes da vida de Bertrand Russel que os autores “usam” como personagem condutora da sua história, uma escolha que me pareceu muito acertada pois ele interagiu com a maior parte dos matemáticos com actividade relevante neste domínio da Matemática. Assim nos “quadrinhos”, na maior parte do tempo, ou aparecem os autores a falar sobre o livro e o tema ou o Bertrand Russel a falar sobre o seu trabalho, a sua vida e os encontros que teve com outros Matemáticos/Filósofos da Lógica.

No final do livro tem umas notas curtas sobre as pessoas de que o livro fala e lá encontramos Aristóteles, Atena, George Boole, Georg Cantor, Círculo de Viena, Ésquilo, Gottlob Frege, Kurt Gödel, David Hilbert,  Gottfried Leibniz, Giuseppe Peano, Henri Poincaré, Bertrand Russel, Alan Turing, John Von Neumann, Alfred North Whitehead e Ludwig Wittgenstein!

Li o livro com muito interesse e recomendo-o vivamente!

* * *

Fui à procura de Gödel neste blogue e encontrei vários posts onde consta o seu nome.

Volto a mostrar um rótulo auto-referente que encontrei no museu do Louvre e que mostrei aqui.



Sem comentários: