2016-06-27

Poupa nos Olivais, família Upupa


Num hotel do Algarve em 2006 reparei que no relvado estavam umas aves que não me lembrava de ter visto




ou mais em pormenor



Pensei na altura que poderiam ser Poupas, uma ave que me lembrava aparecer num cromo da colecção “História Natural” de que mostro a respectiva digitalização, incluindo o texto de qualidade fraquinha



Passados quase 10 anos, em Outubro de 2014, uma imagem duma poupa chamou-me a atenção para este artigo da BBC, “How Cyclone Hudhud got its name” onde explica que enquanto no Atlântico dão nomes aos cyclones tropicais desde 1953, no Índico só adoptaram esta prática em 2004, data em que 8 países (Índia, Pakistão, Bangladesh, Maldivas, Myanmar, Oman, Sri Lanka e Tailândia) forneceram 64 nomes, 8 por cada país, para designar ciclones do Índico nos tempos mais próximos.

Como se vê pela lista existem sensibilidades religiosas diversas e foi complicado encontrar nomes que não levantassem objecções. Lembro-me que mesmo no Atlântico, o uso exclusivo de nomes femininos para designar ciclones foi objecto de críticas (o facto das figuras mitológicas gregas designadas por fúrias serem do género feminino não foi  considerado decisivo), passando a usar-se alternadamente nomes femininos e masculinos.

Desta vez o nome pretence à lista de propostas de Oman, Hud-hud é o nome em árabe, etimologicamente uma onomatopeia, à semelhança do nome em ingles Hoopoe. Hud-hud é uma das poucas aves referidas no Corão, a propósito do uma história envolvendo um Hud-hud, o rei Salomão e a rainha do Sabá, actual Yémen.

Copiei esta imagem do artigo da BBC, mostrando uma Poupa a voar



Israel parece ter uma relação complicada com esta ave, enquanto a Torah diz que é uma ave detestável que não deve ser comida, o estado de Israel adoptou-a como a ave nacional em Maio de 2008, são pormenores que li na versão inglesa da Wikipédia, nuns países simpatizam com a ave, noutros não.

O ano passado no Verão avistei outra Poupa sobre outro relvado algarvio (até parece que é uma região chuvosa) mas bastante ao longe



a seguir vê-se melhor



acho que não fui suficientemente rápido a tirar a foto, vi a ave com maior pormenor do que esta imagem mostra.

Com todos estes encontros, quer em cromos, quer na BBC quer no Algarve, fiquei bastante entusiasmado quando vi uma Poupa no bairro dos Olivais Sul em Lisboa, no dia 18/Jun/2016






seguindo-se uma imagem mais pormenorizada



Nesta apanhei a Poupa a voar, se bem que o telemóvel não tenha teleobjectiva




nesta também



e ainda outra



Como no dia 19 a Poupa continuava no local, no dia 20/Jun levei uma pequena máquina Canon, com algum zoom óptico. Nesse dia fotografei um casal de Poupas, em vez de uma só:






No dia seguinte, dia 21/Jun, ainda levei a Canon e consegui este grande plano:






Mais informações sobre esta ave no sítio das Aves de Portugal.

Sem comentários: