2016-11-22

Tempo de espera



Há muito tempo que quase não ando de autocarro. Nos tempos em que não tinha carro demorava 10 a 15 minutos a pé da minha casa até o estabelecimento de ensino pelo que só precisava de usar transporte público esporadicamnete.

Mesmo nessa altura constatei que esperar por um autocarro era uma enorme seca e que se fosse a pé acabava na maior parte dos casos por chegar mais cedo ao destino do que o autocarro, verificação possível pois usava o mesmo trajecto.

Às vezes tomava o eléctrico pelo prazer de ir sentado à janela com esta aberta quando o tempo estava ameno. E o metropolitano era verdadeiramente a única alternativa boa, quando passou aquele período inicial das composiçõs com duas ou três carruagens em que uma pessoa ia tão comprimida como no metro de Tóquio na hora de ponta.

Nas cidades da Europa fui vendo o aparecimento de painéis electrónicos onde era afixado o tempo de espera para o próximo eléctrico ou autocarro e acostumei-me a ver valores normalmente inferiores a 10 minutos nos centros das cidades.

Quando comecei a ver esse painéis em Lisboa constatei que. sob o ponto de vista do tempo de espera, a situação não era muito diferente do que acontecia há 50 anos atrás, via valores de 18 minutos, de 25 minutos, valores que me parecem inacreditáveis para quem tem de usar estes transportes.

Constatei além disso que os painéis eram raros, existiam imensas paragens sem nenhum painel e presumo que os horários, que talvez estejam afixados, seriam tão úteis como os horários dos voos da TAP que dão uma vaga ideia de quando o avião parte ou melhor, estabelecem um limite inferior do instante em que se dará a partida.

Notei contudo numa paragem ao pé da minha casa que a respectiva placa que mostro na foto


sugeria o envio de um SMS com o texto C 08413 para o número 3599. Constatei depois que o número 3599 se aplica em todas as  paragens, mudando o código C nnnnn que caracteriza a paragem.

Fiz a experiência e para meu espanto recebi em menos de um minuto, naquele caso ao fim de menos de  10 segundos, mensagem SMS de resposta com uma lista dos autocarros que iriam chegar, com o tempo de espera e o tempo de chegada!

Desde aí usei esporadicamente este sistema, sempre com bons resultados, duma vez como o tempo de espera era superior a 20 minutos ainda fui a um café beber uma bica, em vez de ficar a secar na paragem.

Parece-me um sistema muito bom considerando que o custo dos SMS é muito pequeno ou mesmo nulo para alguns contratos com operadores de telemóveis. O sistema também é bom para a Carris, com menores custos de investimento em painéis, ainda por cima mais vulneráveis a vandalismo e a avarias que necessitam de deslocação ao local. E tem ainda a vantagem para quem está em casa de saber quando será preciso dirigir-se à “sua” paragem, possibilidade que não existe com os painéis electrónicos nas paragens.

No site da Carris tem informação sobre isto aqui.




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