2017-07-10

Um espada americano


Já tenho bastantes anos e lembro-me de haver um tempo, provavelmente desde o fim da 2ª Grande Guerra em 1945 até talvez ao fim da década de 60, em que os enormes carros americanos eram gabados com expressões como "que grande espada!", que se poderia aplicar a este modelo que vi em Tavira em Julho de 2014.


Foi agora confirmar que existia um filme chamado "La belle américaine", uma comédia francesa em que a bela americana era uma viatura que ia passando de mão em mão.

Entretanto a indústria automóvel da Europa recuperou depois da devastação da guerra e os carros americanos foram perdendo o prestígio que tinham em favor dos carros europeus, de dimensões mais compatíveis com as ruas estreitas de algumas cidades antigas, bem desenhados e com consumos de combustível em níveis razoáveis enquanto os consumos típicos destes carros americanos andavam pelos 30 litros aos 100 km.

A classificação passou então de "grande espada" para "grande banheira" o que não deixa dúvidas sobre a perda de prestígio.

Agora que se tratam de carros históricos que se vêem raramente, à excepção de Cuba onde continuam a circular, gostei de rever este que no seu exagero mantém a sobriedade possível.


1 comentário:

Anónimo disse...

Andei por algumas ruas de bairros mais pobres de algumas cidades do Texas próximas à fronteira com o México. Uma coisa me chamou a atenção, carrões tipo lincão, mercury e outros da década de 80 e até 90 pareceram me contar uma longa e instigante história, que parece ser um pouco diferente do resto do mundo por conta de ser nos EUA. No Brasil já não se veem mais dojões ou galaxies ainda que encostados ou abandonados. Lá eu vi vários daqueles. A maioria até respeitosamente aposentados, uns até sob coberturas ainda que toscas, outros poucos com o mato subindo-lhe as ancas. Todos, com raríssima exceção, para sempre como que no seu cemitério particular contíguo a uma casa por exemplo. Minha imaginação decolou. Em áreas mais ricas não se constata isto. É o pobre querendo ser rico. Adquire o carrão quase de graça. Algum tempo depois, ele dá por exemplo um problema na caixa de marcha e fim da lua de mel! No mundo todo isto sói acontecer. É a fase perigosa e vazia do homem e nos EUA esta coisa se apresenta mais...:)