2017-10-27

Desemprego na Catalunha e em Portugal


Ao observar as multidões que se manifestam nas ruas da Catalunha pela independência tive um pensamento ingénuo: então esta gente toda não tem mais nada para fazer?

Googlei (taxas de desemprego na Catalunha) e cheguei logo a este ficheiro pdf, gentilmente escrito em português com as cifras (em Portugal diríamos mais "números") da Catalunha muito bem apresentadas:

onde se constata que a taxa de desemprego em 2015 era de 18,6% sendo o desemprego jovem (menos de 25 anos) de 42,3%, sendo em Espanha de respectivamente 22,1 e 48,3%. A manutenção destas taxas de desemprego em Espanha durante anos e anos à volta dos 20% sem uma mudança de regime são para mim muito difíceis de compreender.

Como comparação em Portugal temos estes números que obtive no Pordata aqui (carregando depois em (ver tabela completa):


Em Portugal ocorreu um quebra de série em 2011 em que foram introduzidos novos critérios de cálculo para diminuir o valor da taxa. Presumo que o critério actualmente usado não seja muito diferente do catalão, talvez o Eurostat harmonize algumas estatísticas. Nos valores de Portugal constata-se que em 2015 a taxa de desemprego dos menores de 25 anos era 32%, um número elevado mas muito abaixo do 42% catalão.

Em Portugal, quando a situação se degrada, emigramos. Na Catalunha às vezes declaram a independência. Ambas são soluções más.







Sem comentários: