2018-02-22

A propósito do conceito de país


Há uns anos frequentei na REN aulas de introdução à língua chinesa, entretanto a professora que era chinesa regressou ao seu país e soube em Maio/2017 que estava a dar aulas na Universidade de Wuhan, uma cidade com 10,6 milhões de habitantes (em 2015) e capital da província de Hubei.

No mapa administrativo da RPC (República Popular da China) que obtive na internet em Mar/2011 e que mostro a seguir vê-se a localização da província de Hubei, na mesma latitude de Xangai.


Na altura impressionou-me que uma cidade de que nunca ouvira falar tivesse uma população com um pouco mais de 10 milhões de pessoas, um número praticamente idêntico à população total de Portugal e fui ao Google Maps ver o mapa da Cidade


Como os limites do município de Wuhan estavam marcados no mapa desenhei um contorno verde no Power Point sobre os limites do município como se vê a seguir


depois obtive um mapa da região de Lisboa na mesma escala do mapa que mostrei da cidade de Wuhan


e sobre esse mapa de Lisboa coloquei o contorno verde do município de Wuhan que desenhara


Repito aqui o texto na caixa verde da figura:
«

Rectângulo tem 7.2 x 12 cm (valores no “Format Autoshape”), 1cm corresponde a 10 km, logo rectângulo tem área de 72 x 120km= 8640km2, valor parecido com a área indicada na Wikipédia (https://en.wikipedia.org/wiki/Wuhan ) de 8494km2.

Nesta área de Lisboa os limites urbanos de Wuhan conteriam cerca de 2 milhões de habitantes, 1/5 da população de Portugal que são 10.2 milhões, muito parecida à da cidade de Wuhan onde vivem, segundo a Wikipédia, 10.6 milhões
»


Constata-se assim a enorme ambiguidade do conceito de "país", uma palavra que se usa para designar Portugal, uma nação que constitui uma unidade política com 10 milhões de habitantes e exactamente a mesma palavra para designar a China uma nação que também constitui uma unidade política mas com 1300 milhões de habitantes, uma população duas ordens de grandeza maior do que a população de Portugal.

A professora informou-me ainda que Wuhan é uma cidade "imigrante", quer dizer há cada vez mais pessoas de outras províncias que vão para lá estudar e trabalhar. Por isso, o mandarim é sempre a língua dominante. Agora o governo de Wuhan quer captar duzentos mil licenciados graduados das universidades locais a trabalhar na própria cidade por ano.

Sem comentários: